Como Comunicar com o seu Gato.




Estudos revelam que os gatos desenvolveram um sistema de comunicação elaborado, com centenas de vocalizações diferentes para comunicar com os humanos.
Os gatos também podem aprender a entender o que queremos se repetirmos sempre as mesmas palavras e ações de modo consistente. Desta forma, poderemos comunicar com eles apesar de exigir tempo e esforço. Experimente ...as sugestões que se seguem e veja como é gratificante para ambos.

1. Lembre-se que o som não é o modo preferido de comunicação dos gatos.

A sua língua nativa é um sistema complexo de expressão corporal, cheiros, expressões faciais e toque, enquanto os humanos usam preferencialmente o som. Os gatos rapidamente percebem que não entendemos os sinais não-verbais que usam uns com os outros, e vocalizam numa tentativa de comunicar na nossa língua. Ao observar a reação que cada som causa em nós, o gato está sempre a aprender a fazer pedidos (ou exigências).

2. Escute o seu gato.

Se observar o que ele faz enquanto mia, poderá aprender a associar a sua forma de miar àquilo que ele pretende. Cada gato é diferente, por isso mesmo podem existir variações, mas algumas formas de miar comuns são:

Miado curto - cumprimento.
Miados múltiplos - cumprimento excitado.
Miado em tom médio e ronronar puxado - pedido de algo.
Ronronar grave - uma reclamação.
Ronronar agudo - raiva ou dor.
Murmúrio (movimentos rápidos de mandíbula, "falando" entre os dentes) - excitação ou frustração (como quando uma presa está fora de alcance ou escapa).
Trinado (um cruzamento entre um miado e um ronronar com uma inflexão ascendente) - cumprimento amigável.
Ronronado suave - convite para contacto ou atenção.

3. Observe o seu gato.

Por serem mais fluentes com a linguagem corporal, certos gestos vão acompanhar a vocalização para reforçar a mensagem.

Cauda para cima - feliz.
Cauda a balançar - excitado ou ansioso.
Olhos a piscar - afeto.
Orelhas para trás - alarmado.
Passar a cabeça, flanco e cauda numa pessoa ou animal - ritual de saudação.
Bater a cabeça - amizade, afeto.
Cheirar o rosto - confirmar identidade.
Orelhas para trás e deitadas - medo e ansiedade.



4. Converse com ele.

Use um tom de voz ligeiramente mais alto para indicar amizade e um tom mais grave para indicar descontentamento ou agressividade.
Repita sempre a mesma palavra, por exemplo 'dormir' ou 'cama', desta forma, cada vez que for dormir o seu gato vai associá-la às suas ações.
Se piscar os olhos devagar enquanto estabelece contacto visual com o seu gato, ele vai responder aproximando-se para ser acariciado, porque o pestanejar é muito amistoso.

5. Seja consistente.

Os gatos normalmente pedem antes de entrar no espaço pessoal do outro, e um erro comum dos donos é dizer "não" mas assim mesmo acariciar o gato. Isto confunde o animal. Diga um não rápido e afaste o gato com firmeza, sem mostrar afeto, e é suficiente. A maioria dos gatos tenta duas ou três vezes invadir o espaço de alguém, em diferentes direções. Tenha paciência ao dizer "não".


Se ele fizer algo que não aprova, borrife-o com um pouco de água. Os gatos e a água raramente se dão bem juntos.
Se não gostar da ideia de borrifar, desenvolva um "tom de voz de comando" para usar sempre que ele estiver a fazer algo de errado. Use uma voz fácil de repetir, mas que se distinga da sua voz normal. Se usar este tom de comando seriamente e só quando for necessário, o seu gato vai aprender a reconhecer quando está a fazer alguma coisa que lhe desagrada.
Outro "não" fácil de fazer que todos os gatos reconhecem, é um chiado rápido e agudo como o que é feito por eles quando dizem “não”.

Esta lista não é, de modo algum, uma descrição exaustiva de gestos e vocalizações dos gatos, e pode não se aplicar ao seu. O sistema de comunicação felino é surpreendentemente complexo e estende-se além do âmbito deste artigo.


 


Comentários

Mensagens populares