Dar banho ao gato



 A quem diga que os gatos não precisam de banho porque se lavam ao lamberem-se, mas as lambidelas do gato não são suficientes para prevenir doenças de pele causadas por fungos e parasitas como pulgas, existem, também, áreas como a parte traseira das costas junto à cauda onde um gato não chega com tanta facilidade, em especial se for gorducho, e que tem tendência a ganhar caspa e... gordura.

Dar banho ao seu gato pode não ser uma tarefa impossível, a palavra chave é habito, habito deste pequeno. Um gato deve tomar banho 4 vezes por ano, no caso dos gatos de pêlo longo, tem que ser mais regular, de acordo com o estado do pêlo. O ideal é mensalmente, especialmente gatos de pêlo comprido.
Antes do banho procure antes de mais nada fazer com que ele se mantenha calmo, corte-lhe as unhas, escove bem pêlo para retirar os pêlos mortos que de outra forma vão entupir a banheira e retire todos os nós que possam existir, depois do pêlo molhado serão muito mais difíceis de escovar.
Coloque o seu gato na banheira ou lava louças, enxugue-o delicadamente até o pêlo ficar completamente molhado, deve molhar o pêlo em todo o corpo excepto na cabeça, nunca deve deixar entrar água para os ouvidos do gato.

Segure-o delicadamente mas com firmeza, para que o gato não tente fugir, pode optar por segura-lo pelas patas dianteiras ou pelo dorso, mas sem magoar, esteja apenas atento a qualquer movimento do gato para o poder segurar. Não deixe o gato de frente para si, a menos que o seu gato seja muito calmo durante o banho, senão ele vai agarrar-se a si para conseguir fugir e vai sentir as unhas dele nos seus ombros e costas.
Se o seu gato ficar muito agitado, arranje um ajudante para o segurar, enquanto o lava e por segurança vista uma camisola forte, não vá dar banho ao seu gato de t-shirt ou tronco nú.

Depois de completamente molhado, exceto na cabeça, delicadamente massaje o pêlo com um champô diluído em água morna, utilize um champô adequado ao seu gato, pode comprar numa loja ou pedir conselho ao veterinário. A escolha do champô depende muito do estado do pêlo do gato, se o pêlo está em bom estado, sem problemas aparentes, pode comprar um champô neutro, por exemplo champô de alcatrão ou de aveia.
Se ele tem um problema de pele específico deve pedir conselho ao veterinário. Tenha sempre cuidado com os produtos que coloca no pêlo do gato, já que este seguidamente irá lamber o pêlo. Enxague usando água morna em abundância, até não restar nenhum vestígio do champô. Quando lavar as patas, aperte-as e puxe-as delicadamente, como se estivesse a ordenhar, faça o mesmo com a cauda.

Se o seu gato tiver pêlo longo deve após o champô também aplicar um condicionador/amaciador para tornar o pêlo mas leve e solto, deve sempre escolher um próprio para gato. O condicionador deve também ser diluído em agua antes de ser aplicado e para o efeito ser maior deve deixar durante uns minutos, depois enxague muito bem com agua.
Depois do banho retire o gato da água e enrole-o numa toalha grande, este é um momento que eu gosto muito porque o gato fica muito quieto enrolado na toalha, embora trema de frio e de choque, devido a uma experiência tão traumática.
Aproveite e comece a secá-lo. É importante não deixa-lo exposto a correntes de ar. Os gatos são muito sensíveis a mudanças bruscas de temperatura. Mantendo o gato enrolado na toalha, comece por limpar o rosto, esfregue delicadamente as orelhas, o nariz e a pele em volta dos olhos
Se o seu gato tiver pêlo curto, de forma a secar o pêlo, utilize uma a duas toalhas secas e esfregue-o bem, não deixe o gato secar sozinho, em especial no Inverno, a humidade no pêlo provoca fungos, que são terríveis de curar.
Se o seu gato tiver pêlo comprido a melhor forma de secar o gato é com um secador. Mantenha-o a uma distância segura e a uma temperatura média, escove o pêlo enquanto seca, comece pela cauda, abrindo o pêlo com uma escova, no sentido contrário do pêlo, vá subindo gradualmente até a cabeça, até secar completamente. Infelizmente, alguns gatos ficam simplesmente apavorados com o secador, nesse caso coloque-o numa sala com um desumidificador elétrico ligado e seque-o muito bem com toalhas secas.

Comentários

Mensagens populares