Gato emparedado há cerca de 400 anos

Gato emparedado há cerca de 400 anos (Abril 2009)

                                    
 

Em Ugborough, uma pequena localidade perto de Devon, na Grã-Bretanha, falava-se que em determinada casa tinha sido, em anos longínquos, emparedado um gato.
Este caso fazia parte do folclore local e a casa era conhecida por esse motivo, mas a verdade é que não passava de uma história transmitida oralmente, geração após geração. Em 2009, enquanto decorriam obras para remodelar o edifício, os operários tiveram a surpresa de encontrar debaixo de uma banheira antiga o dito gato, que aparentemente terá sido lá colocado vivo, há cerca de quatrocentos anos, para segundo as crenças locais proteger os habitantes de todos os males físicos e espirituais de que pudessem padecer. Esta tradição foi prática corrente em diversos países europeus durante essa época.
Marion Gibson, especialista em folclore e magia na Universidade de Exeter, afirmou que centenas de anos atrás gatos eram colocados nas paredes das casas para afastar a "má sorte".
"Frequentemente os gatos eram colocados nas paredes como um amuleto da sorte. Eles poderiam ser usados para afastar bruxas, mau-olhado, má sorte, insetos ou qualquer outra coisa que pudesse ser vista como ameaça à casa", disse.



"Esta parece ter sido uma prática comum em todo o continente europeu."


Mas o pedreiro Kevin Read, um dos que encontrou o gato, não gostou muito da surpresa. "Acho que não fiquei muito feliz, para ser honesto. Não é algo que você encontra todo dia", afirmou.
 

Comentários

Mensagens populares