Gato herda fortuna


 Itália...Dezembro 2011

Falando de um gato com tal fortuna, esperar-se-ia estar na presença de um animal de raça, mas não. Tommaso, assim se chama o bichano, que tem agora 4 anos de idade, é um gato sem raça definida, preto com uma mancha branca no peito e sem qualquer tipo de pretensões de casta.

O gato fez companhia a uma senhora rica durante os últimos anos da sua vida, e foi tão importante na vida da sua dona que, já em 2009, esta decidiu que deixaria todos os seus bens, monetários e imobiliários, a quem se comprometesse a tomar conta de Tommaso, com todas as condições e cuidados, até ao fim da sua existência.

Desde então, foram muitas as instituições que foram sondadas para acolher o gato, mas ninguém pareceu levar muito a sério o pedido da dona e ninguém, de nenhuma instituição ou abrigo para animais, se comprometeu a cuidar de Tommaso.

No entanto, e casualmente, a dona do gato conheceu num jardim do centro de Roma uma enfermeira, de nome Stefania, que sem saber de nada sempre se mostrou apaixonada por gatos e que, aos poucos, se foi tornando protectora de Tommaso, chegando a levá-lo até sua casa para brincar com os seus bichanos. Com a idade a pesar, e vendo em Stefania alguém que podia, não só cuidar de si, mas acima de tudo do seu gato, decidiu convidar Stefania para cuidar de si e de Tommaso, sem que esta soubesse que poderia ser a fiel depositária e futura herdeira de uma fortuna avaliada em 10 milhões de euros no que respeita a imóveis, mais cerca de 2 milhões de euros em dinheiros e títulos financeiros.

A dona de Tommaso faleceu no mês passado e Stefania tomou conta do gato, como se comprometera. Soube depois que, não sendo legalmente aceite em Itália que um animal seja herdeiro de qualquer bem, seria ela a fazer a gestão da fortuna enquanto o gato for vivo e que, depois da morte deste, irá herdar o remanescente da fortuna. Já que a falecida não tem qualquer tipo de descendência conhecida, e para que não aparecessem a posteriori parentes desconhecidos, ficou escrito no seu testamento a sua vontade imutável de deixar todos os seus bens ao cuidador do seu único e legítimo herdeiro, Tommaso.

Tommaso tornou-se assim o gato mais rico de sempre, e vive agora uma vida tranquila na companhia da enfermeira Stefania, longe da capital italiana, como a sua dona original pretendia. Quando a história se tornou conhecida, a enfermeira herdou um gato de quem muito gosta e uma fortuna que não é de forma nenhuma de desdenhar, até porque são poucos os animais que vêm acompanhados de tão grandes fortunas.

Comentários

Mensagens populares